• Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
O CIMJ passou a integrar, com o CECL, o Pólo CIC.Digital da FCSH, agora em fase de institucionalização.

Investigadores do CIMJ marcam presença no CONFIBERCOM, em Abril

Vários investigadores do CIMJ participam no II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana (Confibercom), entre os dias 13 e 16 de Abril, na Universidade do Minho.
Francisco Rui Cádima, Isabel Ferin, Luís Bonixe, Jorge Pedro Sousa e Cristina Ponte integram a Comissão Científica do congresso, que conta também com comunicações de diversos membros do CIMJ. (+)

No âmbito do projecto RadioActive, na sessão temática Comunicação e Educação, Maria José Brites, Sílvio Correia dos Santos, Daniel Catalão, Ana Jorge e Catarina Navio apresentam a comunicação “Media participativos e a importância do jornalismo como ferramenta educativa, exemplos do projecto RadioActive”.

Já o projecto “A Corrupção Política nos Media” dá o mote a quatro comunicações, na sessão temática Comunicação e Política: “Comunicação Política Digital, ‘Agenda Building’ e ‘Agenda Intermedia’: Análise das estratégias discursivas dos candidatos à Presidência da República Portuguesa nas eleições de 2011” (Mafalda Lobo); “Cobertura Jornalística da Corrupção Política, Crise e constrangimentos à liberdade de expressão “ (Isabel Férin); “Corrupção no Twitter” (Rita Figueiras); “Media, corrupção política e blogs: interacções” (Estrela Serrano e Vanda Calado); e “A corrupção política através das notícias de imprensa: uma perspetiva histórica“ (Ana Cabrera).

Mas a participação dos membros do CIMJ no II Confibercom não fica por aqui, estendendo-se por várias sessões temáticas:

Cibercultura

“A integração da audiência nas redes sociais e o papel de gestor de comunidades:  apontando algumas tendências “ (Nair Silva)

Comunicação Multimedia
“Reinterpretações do espaço urbano através da experiência sonora “ (Sílvio Correia Santos)

Estudos Culturais
“A apropriação visual da paisagem na esteresocopia: abordagem de algumas colecções esteresocópicas portuguesas “ (Teresa Flores)
“Transmediação e recepção das narrativas de ficção no YouTube: o caso português” (Fernanda Castilho)
“Telenovela Gabriela: Compartilhando Modos de Vida entre Brasil e Portugal” (Isabel Ferin e Josefina de Fatima Tranquilin-Silva)

Economia Política da Comunicação
“Responsabilização dos Média (Media Accountability) em Portugal: a Perceção dos Jornalistas“ (Nuno Moutinho, Helena Lima, Suzana Cavaco, Ana Isabel Reis)

História da Comunicação e dos Media
“A Gazeta da Restauração e a Gazette de France: semelhantes ou iguais?” (Patrícia Oliveira Teixeira)
“O 25 de Abril e a imprensa portuguesa: impactos da revolução nas primeiras páginas dos jornais” (Helena Lima)

Jornalismo
“A participação do público nos media convencionais portugueses. Rotinas, práticas e percepções“ (Marisa Torres da Silva)
“A internacionalização das fontes não-governamentais nos media“ (Sónia Lamy)
“A cobertura iconográfica da Grande Guerra (1914-1918) pela Ilustração Portuguesa: os “Outros” (Jorge Pedro Sousa e Helena Lima)
“Repensar o Jornalismo Digital - As Plataformas Online e Mobile no contexto português” (António Manuel Oliveira Couto e Helena Lima)
“A amplificação da cobertura noticiosa das manifestações populares no Brasil na rede Facebook e os comentários do público“ (Helena Lima e Ana Isabel Reis)

Rádio e Televisão
“Os reis da rádio – uma abordagem cultural“ (Rogério Santos)
“A Cidade e as Serras enquanto peça radiofónica: a semântica de uma paisagem Sonora” (Filomena Sousa Borges e Filipa Gonçalves Subtil)
“Jornalismo e jornalistas das rádios locais portuguesas – o local como especialização na  transição para a Internet “ (Luís Bonixe)

Sociologia da Comunicação
“Relações intergeracionais, media e memória” (Celiana Azevedo)

 

NOTÍCIAS

Programa Born from Knowledge
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) promove o programa Born from Knowledge, através do qual se associa ao Web Summit. O programa reúne um conjunto de iniciativas, entre...
Aquele outro Mundo que é o Mundo - Bolsa de criação jornalística
Estão abertas as candidaturas para a atribuição de uma bolsa de criação jornalística que visa promover condições para a realização de uma experiência de reportagem sobre temas relacionados com o Desenvolvimento. “Aquele...

CALLS

Extended Deadline - CFP - Special Track “Digital games in Assistive Environments” in TISHW 2016 - (27 junho 2016)
In recent years, there has been increasing interest in applying digital games to such contexts as healthcare, sports, occupational therapies and rehabilitation. Although much has been debated about its use in...
I Seminário de História da Comunicação - Universidade do Minho | 25 de outubro de 2016
Termina no dia 15 DE JUNHO o período de submissão de propostas ao I Seminário do GT de História da Comunicação da Sopcom, que o CECS organiza na Universidade do Minho....

EVENTOS

Apresentação do livro 'Gender in focus: (new) trends in media' 7 de junho, Braga
O livro 'Gender in focus: (new) trends in media', editado por Carla Cerqueira, Rosa Cabecinhas e Sara I. Magalhães, que explora as interrelações e negociações entre comunicação (mediática) e género, sobretudo...
PLUNC 2016
OPEN CALL - PLUNC 2016 - Festival de Novos Media e Artes Digitais. A segunda edição do PLUNC vai ser realizada de 29 de Setembro a 2 de Outubro, nas zonas...