• Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
O CIMJ passou a integrar, com o CECL, o Pólo CIC.Digital da FCSH, agora em fase de institucionalização.

Seminário Luso-Brasileiro - Censura, Ditadura e Democracia

Versão para impressão

O Centro de Investigação Media e Jornalismo, em colaboração com a Fundação Mário Soares, e a Escola de Comunicações e Arte da Universidade de São Paulo (ECA/USP) organiza o Seminário Luso-Brasileiro · Censura, Ditadura e Democracia, que se irá realizar nas instalações da Fundação Mário Soares em Lisboa, nos dias 8 e 9 de Maio de 2008.

Apresentação

Uma espécie de tirania do presente dita a agenda noticiosa, remetendo a memória e a sua arqueologia para a esfera do saudosismo, centrando a vida quotidiana no progresso e nas realizações do imediato. Mas a verdade é que o ser humano tem memória e essa memória é fundamental para um agir consciente. Nenhum presente existe sem um passado.

Investigar o passado é muitas vezes investigar, não necessariamente o que foi dito, mas os seus silêncios, fruto de forças políticas, no poder, que usaram mecanismos conscientes e deliberados para manipular o conhecimento e inibir desejos, atitudes, emoções, e criatividade individual. A censura é um destes mecanismos.

Nestas circunstâncias os agentes do poder usam a memória colectiva, e manipulam-na, na medida em que controlam os mecanismos de difusão do conhecimento.

Foi isto que aconteceu no Estado Novo em Portugal, tal como em outros países que conhecerem ditaduras. Trazer à actualidade as formas como os regimes de Salazar, de Caetano, de Getúlio Vargas ou de Franco controlaram a informação é realizar uma espécie de catarse social no sentido de consciencializar os mecanismos de controlo que afectam as nossas realizações simbólicas e culturais e assim impedem o exercício pleno da liberdade.

O “Seminário Luso-Brasileiro Censura Ditadura e Democracia” surge no contexto de um desafio que nos foi lançado a propósito da “Cena paulista: um estudo da produção cultural de São Paulo, de 1930 a 1970”. Este projecto de investigação, coordenado pela Professora Doutora Cristina Castilho, foi realizado a partir do Arquivo Miroel Silveira, fundo documental que reúne os processos de censura prévia ao teatro entre 1930 a 1970 e está sediado na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de S. Paulo (ECA-USP).

Investigadores de distintas formações analisaram esse arquivo segundo diferentes pontos de vista, informatizaram-no, montaram uma base de dados e foi com base nesta estrutura que se realizaram diversas teses de mestrado, de doutoramento e posteriormente diversas publicações em livros e revistas.

Este grupo de académicos organizou designadamente um seminário sob o tema “Censura em Cena” em Outubro de 2006, na Universidade de São Paulo, e convidaram quatro portugueses que com eles partilharam conhecimentos acerca da censura à imprensa e ao teatro durante o Estado Novo em Portugal.

O Seminário, que agora levamos a cabo, pretende divulgar o trabalho que entretanto foi realizado em Portugal, em torno dos Arquivos da Censura, no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, no Arquivo do Museu do Teatro e no Arquivo da Fundação Mário Soares. Pretendemos com ele possibilitar um estimulante debate em torno de assuntos ainda muito pouco estudados e alargar os nossos conhecimentos, metodologias e problemáticas, envolvendo ainda o Professor Ángel Berenguer, da Universidade de Alcalá de Henares, com a evocação do teatro espanhol durante a ditadura franquista – abrindo assim novas portas para a organização de futuros trabalhos numa perspectiva comparada.

 

NOTÍCIAS

Programa Born from Knowledge
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) promove o programa Born from Knowledge, através do qual se associa ao Web Summit. O programa reúne um conjunto de iniciativas, entre...
Aquele outro Mundo que é o Mundo - Bolsa de criação jornalística
Estão abertas as candidaturas para a atribuição de uma bolsa de criação jornalística que visa promover condições para a realização de uma experiência de reportagem sobre temas relacionados com o Desenvolvimento. “Aquele...

CALLS

Extended Deadline - CFP - Special Track “Digital games in Assistive Environments” in TISHW 2016 - (27 junho 2016)
In recent years, there has been increasing interest in applying digital games to such contexts as healthcare, sports, occupational therapies and rehabilitation. Although much has been debated about its use in...
I Seminário de História da Comunicação - Universidade do Minho | 25 de outubro de 2016
Termina no dia 15 DE JUNHO o período de submissão de propostas ao I Seminário do GT de História da Comunicação da Sopcom, que o CECS organiza na Universidade do Minho....

EVENTOS

Apresentação do livro 'Gender in focus: (new) trends in media' 7 de junho, Braga
O livro 'Gender in focus: (new) trends in media', editado por Carla Cerqueira, Rosa Cabecinhas e Sara I. Magalhães, que explora as interrelações e negociações entre comunicação (mediática) e género, sobretudo...
PLUNC 2016
OPEN CALL - PLUNC 2016 - Festival de Novos Media e Artes Digitais. A segunda edição do PLUNC vai ser realizada de 29 de Setembro a 2 de Outubro, nas zonas...