• Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
O CIMJ passou a integrar, com o CECL, o Pólo CIC.Digital da FCSH, agora em fase de institucionalização.

Participação de membros do CIMJ no XIII Congresso Ibercom | 29 a 31 maio 2013

Vários investigadores do CIMJ participam (comunicações, painéis e sessões temáticas) no Congresso Ibercom 2013, a decorrer entre 29 e 31 de Maio, em Santiago de Compostela.

Consulte aqui as intervenções dos membros do centro no âmbito deste congresso internacional, que este ano tem como tema “Comunicação, Cultura e Esferas de Poder”.

Painel temático “Observatório em Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (Obcom)”

No âmbito do projeto "Censura e mecanismos de controlo da informação no Teatro e no Cinema. Antes, durante e após o Estado Novo", o grupo de investigação coordenado por Ana Cabrera, e da OBCOM, coordenado por Maria Cristina Castilho Costa, apresentam o painel moderado por Mayra Rodrigues Gomes, Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes. As comunicações a apresentar são:

 

“Comunicação, Censura e Liberdade de Expressão na atualidade”. Profª. Drª. Maria Cristina Castilho Costa. Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes.
“O comportamento dos censores ao teatro perante os autores espanhóis: três estudos de caso”. Ana Cabrera. Centro de Investigação Media e Jornalismo, Universidade Nova de Lisboa.
“Os fantasmas dos censores contra o contágio das ideias”. Leonor Areal. Centro de Investigação Media e Jornalismo. Universidade Nova de Lisboa.
“A censura aos filmes espanhóis na governação de Marcello Caetano. Ana Bela Morais. Universidade de Lisboa.
“Palavras proibidas, discursos indesejados”. Mayra Rodrigues Gomes. Universidade São Paulo.

Participação noutras mesas temáticas:

“A convergência dos modelos tradicionais e dos novos modelos de negocio da comunicação”. Paulo Faustino. Centro de Investigação Media e Jornalismo, Universidade do Porto. 
Mesa temática “Renovação dos modelos de negocio e de financiamento da comunicação”.
“Novas convergências digitais, novos perfis e competências”. Francisco Rui Cádima e Marisa Torres da Silva. Centro de Investigação Media e Jornalismo, Universidade Nova de Lisboa.
 Mesa temática “Novos perfis profissionais na era digital”.
“Internet e democracia deliberativa: a participação do público e a sua relação com os profissionais dos meios convencionais”. Marisa Torres da Silva. Centro de Investigação Media e Jornalismo, Universidade Nova de Lisboa. Mesa temática “Novos perfis profissionais na era digital”.

Comunicações no âmbito do projecto do CIMJ “A Cultura na Primeira Página”

“Jornalismo e cultura: a cobertura jornalística de temas culturais em Portugal durante os primeiros dez anos do século XXI”. Carla Baptista. Centro de Investigação Media e Jornalismo, Universidade Nova de Lisboa.
“Jornalismo cultura em tempo de crise: o caso português”. Celiana Azevedo. Centro de Investigação Media e Jornalismo, Universidade Nova de Lisboa.
“A cobertura da cultura nas capas das newsmagazines portuguesas: o caso da revista Visão”. Dora Santos Silva. Centro de Investigação Media e Jornalismo, Universidade Nova de Lisboa.
“As narrativas do jornalismo cultural”. Marisa Torres da Silva. Centro de Investigação Media e Jornalismo, Universidade Nova de Lisboa.

Comunicações no âmbito do projecto “A Corrupção política nos media: uma perspectiva comparada”:

“Cobertura jornalística da corrupção política e a opinião pública em Portugal: 2005 a 2012”. Isabel Ferin da Cunha. Centro de Investigação Media e Jornalismo, Universidade de Coimbra.

Outras comunicações:

“A cobertura da I Guerra Mundial pela imprensa ilustrada portuguesa”. Jorge Pedro Sousa. Centro de Investigação Media e Jornalismo, Universidade Fernando Pessoa.
“Questões jornalísticas no Mercúrio Português”. Patrícia Teixeira. Centro de Investigação Media e Jornalismo, Universidade Fernando Pessoa.
“Poder político, jornalismo e assessoria de comunicação: dinâmicas nas eleições de 1969 em Portugal”. Suzana Cavaco. Centro de Investigação Media e Jornalismo, Universidade do Porto.

 

NOTÍCIAS

Programa Born from Knowledge
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) promove o programa Born from Knowledge, através do qual se associa ao Web Summit. O programa reúne um conjunto de iniciativas, entre...
Aquele outro Mundo que é o Mundo - Bolsa de criação jornalística
Estão abertas as candidaturas para a atribuição de uma bolsa de criação jornalística que visa promover condições para a realização de uma experiência de reportagem sobre temas relacionados com o Desenvolvimento. “Aquele...

CALLS

Extended Deadline - CFP - Special Track “Digital games in Assistive Environments” in TISHW 2016 - (27 junho 2016)
In recent years, there has been increasing interest in applying digital games to such contexts as healthcare, sports, occupational therapies and rehabilitation. Although much has been debated about its use in...
I Seminário de História da Comunicação - Universidade do Minho | 25 de outubro de 2016
Termina no dia 15 DE JUNHO o período de submissão de propostas ao I Seminário do GT de História da Comunicação da Sopcom, que o CECS organiza na Universidade do Minho....

EVENTOS

Apresentação do livro 'Gender in focus: (new) trends in media' 7 de junho, Braga
O livro 'Gender in focus: (new) trends in media', editado por Carla Cerqueira, Rosa Cabecinhas e Sara I. Magalhães, que explora as interrelações e negociações entre comunicação (mediática) e género, sobretudo...
PLUNC 2016
OPEN CALL - PLUNC 2016 - Festival de Novos Media e Artes Digitais. A segunda edição do PLUNC vai ser realizada de 29 de Setembro a 2 de Outubro, nas zonas...