• Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
O CIMJ passou a integrar, com o CECL, o Pólo CIC.Digital da FCSH, agora em fase de institucionalização.

Eu Kids Online III

Titulo do Projeto: Eu Kids Online III (2011-2014)

Projecto com outros financiamentos em que o CIMJ intervem como parceiro

Coordenação nacional: Cristina Ponte

Sumário:

Ampliar o Conhecimento sobre o Uso, Risco e Segurança na Internet das Crianças Europeias Esta rede temática europeia, em que participam membros do CIMJ e da FCSH-UNL, visa estimular e coordenar a investigação feita sobre o uso dos novos media pelas crianças. Com recurso a métodos qualitativos e quantitativos,  pretende traçar a evolução das experiências das crianças europeias e dos seus pais no que toca à internet, com enfoque especial nos usos, actividades, riscos e segurança. Procura também manter o diálogo activo entre os gestores de políticas públicas, tanto a nível nacional como europeu. Mais informação em www.eukidsonline.net e em http://fcsh.unl.pt/eukidsonline (conteúdos em português).

Portugal participa nas seguintes Tarefas:

Tarefa 2: Base de dados europeia de estudos sobre crianças e internet

Identificar estudos recentes sobre o uso que as crianças fazem dos novos media por toda a Europa, em cada estado-membro e noutros países participantes, de forma a serem codificados e inseridos numa base de dados pública e actualizável.

Avaliar a qualidade dos estudos existentes, a fim de promover resultados de elevada qualidade, identificar lacunas e fraquezas na pesquisa e caracterizar tendências e avanços, em dois momentos separados.

Identificar boas práticas metodológicas na investigação sobre o uso da internet por parte das crianças, incluindo lições aprendidas com o EU Kids Online II e projectos associados; promover estas boas práticas sob a forma de Perguntas Frequentes (FAQ’s) na internet.

Tarefa 3: Hipóteses e comparações

Testar hipóteses (orientadas pela teoria e pelas políticas públicas) e comparações (e.g.: explorar agrupamentos regionais) na base de dados do EU Kids Online II e noutras fontes directamente comparáveis (e.g.: Rússia, Brasil) ou projectos semelhantes (e.g.: dos EUA), de forma a melhor compreender o risco online.

Desenvolver e dar conta de comparações longitudinais com os dados do EU Kids Online e de outros projectos (e.g.: SAFT, Eurobarómetro), de forma a melhor compreender as tendências temporais e suas mudanças.

Tarefa 4: Explorar a percepção que as crianças têm do risco

Identificar e estimular o uso de métodos qualitativos inovadores, para a exploração de assuntos eticamente e contextualmente complexos que surgem quando se investiga a compreensão e respostas das crianças ao risco online.

Numa investigação qualitativa comparada, explorar os significados qualitativos que o risco tem para as crianças de vários países, de forma a explorar o valor dessas abordagens e explicar o seu potencial para gerar resultados comparáveis.

Tarefa 5: Disseminação dos resultados do projecto

Disseminar os resultados do projecto em fóruns de investigação a nível nacional, europeu e internacional, promovendo a pesquisa existente e estimulando novas investigações no uso que as crianças fazem dos novos media.

Disseminar os resultados do projecto por entre stakeholders nacionais, europeus e internacionais, de forma a maximizar o valor da pesquisa existente e apoiar a criação de políticas públicas baseadas em dados empíricos.

 

NOTÍCIAS

Programa Born from Knowledge
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) promove o programa Born from Knowledge, através do qual se associa ao Web Summit. O programa reúne um conjunto de iniciativas, entre...
Aquele outro Mundo que é o Mundo - Bolsa de criação jornalística
Estão abertas as candidaturas para a atribuição de uma bolsa de criação jornalística que visa promover condições para a realização de uma experiência de reportagem sobre temas relacionados com o Desenvolvimento. “Aquele...

CALLS

Extended Deadline - CFP - Special Track “Digital games in Assistive Environments” in TISHW 2016 - (27 junho 2016)
In recent years, there has been increasing interest in applying digital games to such contexts as healthcare, sports, occupational therapies and rehabilitation. Although much has been debated about its use in...
I Seminário de História da Comunicação - Universidade do Minho | 25 de outubro de 2016
Termina no dia 15 DE JUNHO o período de submissão de propostas ao I Seminário do GT de História da Comunicação da Sopcom, que o CECS organiza na Universidade do Minho....

EVENTOS

Apresentação do livro 'Gender in focus: (new) trends in media' 7 de junho, Braga
O livro 'Gender in focus: (new) trends in media', editado por Carla Cerqueira, Rosa Cabecinhas e Sara I. Magalhães, que explora as interrelações e negociações entre comunicação (mediática) e género, sobretudo...
PLUNC 2016
OPEN CALL - PLUNC 2016 - Festival de Novos Media e Artes Digitais. A segunda edição do PLUNC vai ser realizada de 29 de Setembro a 2 de Outubro, nas zonas...