• Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
O CIMJ passou a integrar, com o CECL, o Pólo CIC.Digital da FCSH, agora em fase de institucionalização.

REACTION

REfª: UTA-Est/MAI/0006/2009

Título do projeto: “REACTION – Tecnologia de Recuperação, Extracção e Agregação de Informação para Integração e Organização de Notícias”.
REACTION – Retrieval, Extraction, and Aggregation Computing Technology for Integrating and Organizing News
Área científica principal: Digital Media Avançada e Interactiva

[O CIMJ desenvolve a Tarefa 7 do projeto - Redacção Computacional, com coordenação do investigador António Granado].

Palavras chave: Jornalismo Computacional; Prospecção da Web Social; Descoberta de Informação; Media Digital

 

Síntese:

A Web não pode ser encarada como apenas "mais um canal" onde se apresentam ou agregam notícias, seguindo o modelo da imprensa tradicional. Com o recurso às novas tecnologias, as notícias poderão dar lugar à verdadeira notícia, que nunca termina e que pode ser integrada num contexto mais abrangente de informação. O manancial de informação com que somos confrontados requer novas práticas de jornalismo que permitam monitorizar, interpretar e resumir notícias, e novos modelos para apresentar conteúdos dinâmicos, interactivos e integrados. A apresentação de notícias deve reflectir fundamentalmente esta realidade, permitindo a organização constante dos últimos acontecimentos, e a actualização da notícia ao longo do tempo, procurando integrá-la num contexto mais abrangente de informação.

A nossa visão, articulada acima, está na vanguarda dos recentes trabalhos em "jornalismo computacional" (CJ), anteriormente designado como "jornalismo de bases de dados". Embora a ideia de os jornalistas usarem computadores como ferramentas de descoberta de informação remonte a várias décadas atrás, nunca antes se considerou a computação como sendo uma parte nuclear da prática jornalística. Hoje em dia, a excelência jornalística requer tecnologias avançadas de mineração de dados e pesquisa, juntamente com novos serviços Web integrados por “mashups”. Sites como o everyblock.com ou o Google “Living Stories” reflectem apenas passos iniciais de encontro a este novo conceito de CJ. Queremos levar esta área para o próximo patamar.

Alguns dos desafios que se colocam nesta área prendem-se com:

A) Análise automática de conteúdos, incluindo notícias, blogs, micro-blogues, comentários: reconhecer e correlacionar entidades mencionadas (por exemplo, figuras públicas); seguir essas entidades e eventos que as envolvam; avaliar a qualidade (p.e., legibilidade); detectar e classificar opiniões; detectar casos e padrões de re-utilização e fluxo de informação (p.e., através de "memes" ou blocos de texto similar).

B) Análise automática de redes sociais explícitas e implícitas: inferir redes sociais implícitas baseadas em padrões de fluxo de informação que envolvem os produtores dos conteúdos e os consumidores; descobrir comunidades; inferir autoridade e credibilidade das fontes; encontrar peritos; identificar membros influentes da comunidade.

C) Desenho de interfaces ricas em termos da visualização e interacção, para a apresentação de notícias dinâmicas e personalizadas e para a aprendizagem de relações implícitas entre notícias e comunidades de leitores.

D) Caso de estudo num ambiente de produção para avaliação das metodologias de CJ, fazendo uma análise crítica do impacto prático na qualidade, eficiência e economia (custo e receitas) do processo de redacção.

Esta proposta integra quatro unidades de investigação/universidades e duas empresas na área dos media. A nossa experiência conjunta inclui: técnicas de processamento de linguagem natural para a análise estatística e interpretação de texto formal e informal, recuperação de informação e mineração de dados, análise de redes sociais para inferir autoridade e influência, “hypermedia” adaptativo, jornalismo e agregação de conteúdos online. Os nossos parceiros industriais são dois líderes do mercado nacional nas publicações online: um como produtor de notícias e os outro como agregador de conteúdos.

O projecto inclui sete tarefas de investigação complementares que em conjunto respondem às quatro áreas problemáticas identificadas acima, que designámos como: (1) Recursos para Mineração, (2) Detecção de Entidades e Eventos, (3) Prospecção de Comunidades na Web, (4), Detecção de Fluxos de Informação (5), Interacção e Personalização, (6) Visualização e Pesquisa, e (7) Redacção Computacional.

 

 

NOTÍCIAS

Programa Born from Knowledge
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) promove o programa Born from Knowledge, através do qual se associa ao Web Summit. O programa reúne um conjunto de iniciativas, entre...
Aquele outro Mundo que é o Mundo - Bolsa de criação jornalística
Estão abertas as candidaturas para a atribuição de uma bolsa de criação jornalística que visa promover condições para a realização de uma experiência de reportagem sobre temas relacionados com o Desenvolvimento. “Aquele...

CALLS

Extended Deadline - CFP - Special Track “Digital games in Assistive Environments” in TISHW 2016 - (27 junho 2016)
In recent years, there has been increasing interest in applying digital games to such contexts as healthcare, sports, occupational therapies and rehabilitation. Although much has been debated about its use in...
I Seminário de História da Comunicação - Universidade do Minho | 25 de outubro de 2016
Termina no dia 15 DE JUNHO o período de submissão de propostas ao I Seminário do GT de História da Comunicação da Sopcom, que o CECS organiza na Universidade do Minho....

EVENTOS

Apresentação do livro 'Gender in focus: (new) trends in media' 7 de junho, Braga
O livro 'Gender in focus: (new) trends in media', editado por Carla Cerqueira, Rosa Cabecinhas e Sara I. Magalhães, que explora as interrelações e negociações entre comunicação (mediática) e género, sobretudo...
PLUNC 2016
OPEN CALL - PLUNC 2016 - Festival de Novos Media e Artes Digitais. A segunda edição do PLUNC vai ser realizada de 29 de Setembro a 2 de Outubro, nas zonas...