• Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
O CIMJ passou a integrar, com o CECL, o Pólo CIC.Digital da FCSH, agora em fase de institucionalização.

GT de Jovens Investigadores da SOPCOM

Somos o Grupo de Trabalho de Jovens Investigadores, da SOPCOM (Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação), um movimento que surge em 2011, e que procura congregar os investigadores mais novos, ou em início de carreira, que desenvolvem o seu trabalho nas mais diversas áreas das Ciências da Comunicação, dentro e fora do país. Dirige-se especialmente aos investigadores de mestrado, de doutoramento, de pós-doutoramento e/ou em projetos de investigação financiados.

Nos últimos anos, este GT tem vindo a desenvolver um conjunto de iniciativas de diversa ordem (formação, encontros, tertúlias) que têm como objetivo a partilha de e a reflexão sobre as investigações em curso dentro deste Grupo de Trabalho, procurando estimular a criação de redes entre investigadores em Ciências da Comunicação.

Estando a preparar o plano de trabalhos para os próximos dois anos, vimos por este meio apresentar as atividades científicas, bem como apelar à participação de investigadores neste GT.

III Encontro de Jovens Investigadores em Ciências da Comunicação - SOPCOM (+info)

Relativamente às atividades científicas que se pretende promover, são: Revista Comunicando (+info)
III Escola de Verão (+info)
Oficinas de Formação (+info)
Oficina 1 - Diário de Bordo de um investigador
Oficina 2 - Gestão do Tempo: (des)conciliar ou englobar a vida profissional e a vida pessoal
Webinários (+info)
Boletim Informativo (+info)
Destaque Mensal da investigação (+info)
Redes de Cooperação - Implementar uma rede de cooperação com grupos de investigadores internacionais e criar sinergias com outras Escolas fora do âmbito das Ciências da Comunicação.
Investigadores Anónimos - Promover sessões, preferencialmente bimestrais, com momentos de partilha de dúvidas e de angústias para quem está a iniciar uma carreira de investigação.

Estas são algumas das atividades que defendemos num plano para dois anos e que acreditamos ser adequado à filosofia deste GT. Oportunamente, teremos espaço para ouvir outras ideias e necessidades de todos os membros.

Apelando à integração de novos membros no GT de Jovens Investigadores, pretendemos nesta fase perceber o teu interesse em participar no mesmo. Para isso, pedimos que nos faças chegar um email com o seguinte:

1. Sim, quero pertencer ao GT Jovens Investigadores e receber informações, mas não tenho disponibilidade para colaborar nas atividades propostas;
2. Sim, quero pertencer ao GT Jovens Investigadores e receber informações, e tenho disponibilidade para colaborar nas atividades propostas.

Solicitamos também o envio de alguns dados pessoais/profissionais/académicos, com o intuito de criar um lista de membros (aqui), que tem como objetivo gerar contactos ou até algumas sinergias entre investigadores com o mesmo perfil quanto às áreas temáticas de estudo ou de trabalho.  

- Nome curto;
- Instituição a que pertence;
- Envio de uma fotografia a cores;
- Situação académica e/ou profissional;|
- Investigação que está a realizar ou realizou;
- Área temática em que se enquadra: Ciência da Informação, Comunicação e Educação, Comunicação e Política, Comunicação Organizacional e Institucional, Economia e Políticas de Comunicação, Estudos Fílmicos, Estudos Televisivos, Jornalismo e Sociedade, Publicidade e Comunicação, Rádio e Meios Sonoros, Retórica, Semiótica, Cultura Visual, Género e Sexualidades, História da Comunicação.

Solicita-se que nos façam chegar estes dados até ao final do dia 5 de janeiro de 2016.
Convidamos também a divulgar este mesmo e-mail junto dos teus colegas que se queiram associar ao GT Jovens Investigadores.
Muito obrigada.

 

 

NOTÍCIAS

Programa Born from Knowledge
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) promove o programa Born from Knowledge, através do qual se associa ao Web Summit. O programa reúne um conjunto de iniciativas, entre...
Aquele outro Mundo que é o Mundo - Bolsa de criação jornalística
Estão abertas as candidaturas para a atribuição de uma bolsa de criação jornalística que visa promover condições para a realização de uma experiência de reportagem sobre temas relacionados com o Desenvolvimento. “Aquele...

CALLS

Extended Deadline - CFP - Special Track “Digital games in Assistive Environments” in TISHW 2016 - (27 junho 2016)
In recent years, there has been increasing interest in applying digital games to such contexts as healthcare, sports, occupational therapies and rehabilitation. Although much has been debated about its use in...
I Seminário de História da Comunicação - Universidade do Minho | 25 de outubro de 2016
Termina no dia 15 DE JUNHO o período de submissão de propostas ao I Seminário do GT de História da Comunicação da Sopcom, que o CECS organiza na Universidade do Minho....

EVENTOS

Apresentação do livro 'Gender in focus: (new) trends in media' 7 de junho, Braga
O livro 'Gender in focus: (new) trends in media', editado por Carla Cerqueira, Rosa Cabecinhas e Sara I. Magalhães, que explora as interrelações e negociações entre comunicação (mediática) e género, sobretudo...
PLUNC 2016
OPEN CALL - PLUNC 2016 - Festival de Novos Media e Artes Digitais. A segunda edição do PLUNC vai ser realizada de 29 de Setembro a 2 de Outubro, nas zonas...