• Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
O CIMJ passou a integrar, com o CECL, o Pólo CIC.Digital da FCSH, agora em fase de institucionalização.

Lançamento do Livro de Homenagem ao Prof. Adriano Duarte Rodrigues COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

Será lançado no próximo dia 2 de dezembro o Livro de Homenagem ao Prof. Adriano Duarte Rodrigues, organizado pelos professores F. Rui Cádima e João Sàágua, do Departamento de Ciências da Comunicação (DCC) da FCSH/NOVA. 
Esta sessão contará também com uma Mesa-redonda moderada pela Profª Maria Lucília Marcos (DCC/FCSH) na qual participarão, para além do próprio Professor Adriano Duarte Rodrigues, vários dos autores que contribuíram para a concretização desta obra.

 

 

Homenagem ao Professor Adriano Duarte Rodrigues

Após a sua jubilação na FCSH/NOVA – a 7 de Abril de 2012 – após também mais de quarenta anos de carreira académica em Portugal e na Bélgica, o Departamento de Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, em conjunto com a Direção da FCSH/NOVA, tomaram a iniciativa de homenagear, com esta edição, o muito significativo e marcante percurso do Professor Adriano Duarte Rodrigues na Universidade Nova de Lisboa.
Desde logo, como fundador do Departamento de Ciências da Comunicação – e, na prática, da formação universitária e da investigação em Comunicação Social e Ciências da Comunicação no país. Mas também como Coordenador do então Departamento de Comunicação Social da FCSH e, mais tarde, quer como Diretor da FCSH/NOVA, quer como Vice-Reitor da Universidade Nova de Lisboa.

Esta homenagem da FCSH/NOVA ao Professor Adriano Duarte Rodrigues segue-se à organização de um primeiro evento de grande relevância para a nossa comunidade académica, que foi a palestra da sua Última Lição, intitulada “Acerca das regras da sociabilidade”, que teve lugar a 15 de Novembro de 2012 no Auditório 1 da FCSH/NOVA, um momento vibrante e único, muito participado e comemorado então por um conjunto alargado de colegas, amigos e alunos que o acompanharam ao longo do seu percurso académico e científico.

Adriano Duarte Rodrigues nasceu a 7 de Abril de 1942, em Lisboa. Licenciado em Teologia (1968) e Sociologia (1970) pela Universidade de Estrasburgo, em França, e Doutorado na Bélgica, pela Universidade de Lovaina (1977), Adriano Duarte Rodrigues foi, portanto, no regresso a Portugal, após o 25 de Abril, o fundador do então designado Departamento de Comunicação Social da FCSH, depois intitulado Departamento de Ciências da Comunicação – e coordenador deste Departamento entre 1979 e 1986. Foi igualmente coordenador do Departamento de Linguística da FCSH de 2000 a 2002.
Iniciou a sua carreira académica como assistente na Universidade de Lovaina, ao longo do período de 1971 a 1977, ano em que regressou a Portugal, tendo logo após fundado o Departamento de Comunicação Social da FCSH/NOVA. Professor Catedrático da FCSH desde 1980, exerceu as funções de Diretor da FCSH entre 1988 e 1993 e de Vice-Reitor da NOVA entre 2001 e 2002. Foi igualmente Presidente do Conselho Científico da Faculdade entre 2002 e 2005, tendo acompanhado a introdução do controverso Processo de Bolonha.
É membro do Conselho Editorial das revistas Fronteiras, Em Questão, Conexão, Rastros, Contemporânea e Communicare e autor de numerosas publicações, das quais se salientam: Introdução à Semiótica (2000), Estratégias da Comunicação (2000), A Partitura Invisível (2005), Comunicação e Cultura (2010) e O Paradigma Comunicacional (2011).
Atualmente tem tido como áreas de atividade científica preferencial e/ou domínio de investigação, diferentes temáticas, designadamente, a Teoria da Comunicação, a Pragmática, a Interação Discursiva e a Análise da Conversação.
Foi membro de Comissões de Avaliação para as Ciências Humanas e Sociais da D.G. XII da Comissão Europeia, assim como presidiu a várias comissões de avaliação para as Ciências da Linguagem e da Comunicação, da Fundação para a Ciência e para a Tecnologia.
Após a sua jubilação o Professor Adriano Duarte Rodrigues tem continuado ativamente a desempenhar várias tarefas académicas e científicas, quer na FCSH/NOVA, quer em universidades estrangeiras, participando em componentes letivas ou regendo cadeiras de pós-graduação na Faculdade, nos cursos de mestrado e doutoramento dos departamentos de Ciências da Comunicação e de Linguística, ou dando cursos e conferências no estrangeiro.
Tem continuado também a sua ligação às atividades de investigação científica, tendo desempenhado funções de Investigador Principal no Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL), unidade de investigação da FCSH na qual coordena o Grupo de Interação Discursiva, ou mais recentemente no Ifilnova, o Instituto de Filosofia da Nova, também sedeado na FCSH.

Os Organizadores desta obra – que assim também expressam a sua palavra de gratidão ao colega e amigo Adriano Duarte Rodrigues – agradecem a todos os colaboradores deste livro, também colegas e amigos do Professor, a sua amabilidade e disponibilidade em participarem nesta homenagem, esperando agora que os seus destinatários possam encontrar neste momento de leitura ideias e reflexões que contribuam não só para o conhecimento da obra do homenageado, mas também para o aprofundamento dos estudos nas áreas da Comunicação e da Linguagem.  

Francisco Rui Cádima
João Sàágua

Índice da obra COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS: NOVAS CONVERGÊNCIAS:

Homenagem ao Professor Adriano Duarte Rodrigues – F. Rui Cádima e João Sàágua (Orgs.)

Maria Lucília Marcos – Uma palavra de re-conhecimento.    
Jean Pierre Meunier – Communication, cognition et réflexivité.
António Marques – A Reflexão Filosófica: Limites e Dinâmica.
João Sàágua – Racionalidade e Raciocínio Prático.
João Pissarra Esteves – A Língua Perante o Desafio dos Media. Novas gramáticas da vida quotidiana e a reconfiguração das identidades sociais.
Samuel Mateus – Os Estudos em Comunicação entre o Campo e a Disciplina – o imperativo do paradigma comunicacional.
Michel G. J. Binet, David Monteiro e Ricardo de Almeida – Quadros interacionais e injunções paradoxais: uma questão-chave da análise conversacional do agir profissional dos assistentes sociais?
Isabella Paoletti – Operators managing callers’ sense of urgency in calls to the medical emergency number.
Enric Saperas - Arqueología de un concepto. De la Industria cultural a las Industrias creativas (1967-2013).
José Luis Braga – A questão comunicacional e a experiência brasileira.                 
António Fausto Neto  – Pisando no solo da mediatização.
Ana Jorge - A semi-periferia conta: notas sobre o papel de Portugal nos estudos da comunicação internacionais a partir dos estudos das audiências de celebridades.
Francisco Rui Cádima – Sobre o digital: convergência, divergência, fractura.
Maria da Conceição Lopes - Festas do Divino Espírito Santo - horizontes da experiência cocultural lusamericana e americana de lusadescendência.
Casimiro Balsa – A função e os dispositivos de mediação na (re)construção de identidades interpeladas: a ação da escola.
Paulo Filipe Monteiro - O absurdo incubado no romantismo: de Hugo a Ionesco, de Verdi a Kaspar.
Chaké Matossian – Sauver la face du Peuple : le don de Michelet
Adriano Duarte Rodrigues – Princípios reguladores da experiência e da sociabilidade: regras, normas e constrangimentos (Última Lição)
Adriano Duarte Rodrigues – Bibliografia 

 

NOTÍCIAS

Programa Born from Knowledge
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) promove o programa Born from Knowledge, através do qual se associa ao Web Summit. O programa reúne um conjunto de iniciativas, entre...
Aquele outro Mundo que é o Mundo - Bolsa de criação jornalística
Estão abertas as candidaturas para a atribuição de uma bolsa de criação jornalística que visa promover condições para a realização de uma experiência de reportagem sobre temas relacionados com o Desenvolvimento. “Aquele...

CALLS

Extended Deadline - CFP - Special Track “Digital games in Assistive Environments” in TISHW 2016 - (27 junho 2016)
In recent years, there has been increasing interest in applying digital games to such contexts as healthcare, sports, occupational therapies and rehabilitation. Although much has been debated about its use in...
I Seminário de História da Comunicação - Universidade do Minho | 25 de outubro de 2016
Termina no dia 15 DE JUNHO o período de submissão de propostas ao I Seminário do GT de História da Comunicação da Sopcom, que o CECS organiza na Universidade do Minho....

EVENTOS

Apresentação do livro 'Gender in focus: (new) trends in media' 7 de junho, Braga
O livro 'Gender in focus: (new) trends in media', editado por Carla Cerqueira, Rosa Cabecinhas e Sara I. Magalhães, que explora as interrelações e negociações entre comunicação (mediática) e género, sobretudo...
PLUNC 2016
OPEN CALL - PLUNC 2016 - Festival de Novos Media e Artes Digitais. A segunda edição do PLUNC vai ser realizada de 29 de Setembro a 2 de Outubro, nas zonas...