• Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
O CIMJ passou a integrar, com o CECL, o Pólo CIC.Digital da FCSH, agora em fase de institucionalização.

Estágios para licenciados universitários (os chamados estágios Robert Schuman)

Versão para impressão

Os estágios para licenciados universitários têm como objetivo permitir a estes que complementem os conhecimentos que adquiriram no decurso dos seus estudos e que se familiarizem com a atividade da União Europeia e, em particular, do Parlamento Europeu.

Estes estágios são:

Opção geral: aberta a qualquer candidato que cumpra os critérios exigidos.

Opção jornalismo: os candidatos devem provar que possuem experiência profissional, quer através de trabalhos publicados quer pela inscrição numa associação de jornalistas de um Estado-Membro da União Europeia ou pela aquisição de uma formação de jornalista reconhecida nos Estados­Membros da União ou nos países candidatos à adesão à União.

Opção «Prémio Sakharov»: este programa tem como objetivo aprofundar os conhecimentos sobre a ação do Parlamento Europeu a favor dos direitos humanos, bem como acerca das normas internacionais nesta matéria. Destina-se a candidatos com um interesse especial pelas questões dos direitos humanos.

Os candidatos a estágios para licenciados universitários devem:

Ser nacionais de um Estado-Membro da União Europeia ou de um país candidato à adesão à União Europeia, com a ressalva mencionada no artigo 5.º, n.º 2, das regras internas;

Ter completado 18 anos de idade até à data de início do estágio;

Ter um conhecimento profundo de uma das línguas oficiais da União Europeia;

Não ter beneficiado de um estágio ou de um contrato assalariado de mais de quatro semanas consecutivas a cargo do orçamento da União Europeia.

Estes estágios têm a duração de cinco meses não prorrogáveis.

Datas dos estágios e datas-limite de receção dos atos de candidatura:

  • Período de inscrição: de 15 de agosto a 15 de outubro (meia-noite) 
  • Período do estágio: de 1 de março a 31 de julho
  • Período de inscrição: de 15 de março a 15 de maio (meia noite) 
  • Período do estágio: de 1 de outubro a 28/29 de fevereiro

Por ano, 25 000 pessoas tentam conseguir um estágio no Parlamento e 600 dessas pessoas são selecionadas.

Para se candidatar a um estágio, deve satisfazer as condições exigidas e preencher o ato de candidatura em linha.

Antes de apresentar a sua candidatura

Recomendamos a leitura atenta das regras internas relativas aos estágios e visitas de estudo ao Secretariado-Geral do Parlamento Europeu e das Perguntas Frequentes antes do preenchimento do ato de candidatura.

Dispõe, no máximo, de 30 minutos para preencher cada página do formulário. Tenha em atenção que, se deixar o formulário de candidatura inativo no ecrã durante 30 minutos, perderá os dados que tiver introduzido.

Não deixe para o último dia o envio da sua candidatura, pois o afluxo maciço de candidaturas pode saturar o sistema.

Os candidatos portadores de deficiência devem dar especial atenção às disposições que lhes dizem respeito no formulário de candidatura.

Para se candidatar às direções-gerais que melhor correspondam ao seu perfil, poderá ler a respetiva descrição clicando no botão que se encontra na última página do ato de candidatura, ou visitando o sítio Web do Secretariado- Geral do Parlamento Europeu.

A inscrição não pode ser modificada em linha. É concluída e transmitida numa única etapa. Após o preenchimento do ato de candidatura, verifique se está correto e completo antes de o enviar.

Só poderá enviar uma candidatura a uma opção de estágio. Em caso de múltiplas candidaturas a uma opção, só será retida a mais recente.

Todo o ato de candidatura incompleto será automaticamente rejeitado.

Uma vez confirmado e enviado o formulário em linha, receberá automaticamente um aviso de receção por correio eletrónico. A mensagem contém um número de confirmação, que deverá indicar em toda a futura correspondência relativa ao estágio, e o resumo do seu ato de candidatura em formato pdf, do qual lhe será exigida uma versão em papel se lhe for proposto um estágio.

Informações aqui.

 

 

NOTÍCIAS

Programa Born from Knowledge
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) promove o programa Born from Knowledge, através do qual se associa ao Web Summit. O programa reúne um conjunto de iniciativas, entre...
Aquele outro Mundo que é o Mundo - Bolsa de criação jornalística
Estão abertas as candidaturas para a atribuição de uma bolsa de criação jornalística que visa promover condições para a realização de uma experiência de reportagem sobre temas relacionados com o Desenvolvimento. “Aquele...

CALLS

Extended Deadline - CFP - Special Track “Digital games in Assistive Environments” in TISHW 2016 - (27 junho 2016)
In recent years, there has been increasing interest in applying digital games to such contexts as healthcare, sports, occupational therapies and rehabilitation. Although much has been debated about its use in...
I Seminário de História da Comunicação - Universidade do Minho | 25 de outubro de 2016
Termina no dia 15 DE JUNHO o período de submissão de propostas ao I Seminário do GT de História da Comunicação da Sopcom, que o CECS organiza na Universidade do Minho....

EVENTOS

Apresentação do livro 'Gender in focus: (new) trends in media' 7 de junho, Braga
O livro 'Gender in focus: (new) trends in media', editado por Carla Cerqueira, Rosa Cabecinhas e Sara I. Magalhães, que explora as interrelações e negociações entre comunicação (mediática) e género, sobretudo...
PLUNC 2016
OPEN CALL - PLUNC 2016 - Festival de Novos Media e Artes Digitais. A segunda edição do PLUNC vai ser realizada de 29 de Setembro a 2 de Outubro, nas zonas...