• Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
O CIMJ passou a integrar, com o CECL, o Pólo CIC.Digital da FCSH, agora em fase de institucionalização.

CIMJ recebe André Fernandes, da ANF - Agência de Notícias das Favelas, do Rio de Janeiro

"Das inovações criativas ao uso da tecnologia social para resolução das demandas sociais" é o tema central do debate que terá lugar no próximo dia 12 de setembro no Centro de Investigação Media e Jornalismo. Edifício ID. 

Investigadora organizadora: Rosana Martins | Orador Convidado: André Fernandes, da ANF - Agência de Notícias das Favelas, do Rio de Janeiro | Moderador: Francisco Rui Cádima

O evento realiza-se das 11h às 13h na Sala Multiusos 2, piso 4, do Edifício ID e a entrada é livre.

Panorama Brasil- Portugal em Movimento – PBM, manifestação acadêmica, teve início no ano de 2009 em Lisboa- Portugal nas dependências instituicionais da Universidade Nova de Lisboa, por um grupo de investigadores ligados as áreas da humanidades interessados na reflexão da sociedade e a comunicaçao  contemporâneas, suas inquietações e conflitos no estabelecimento da cidadania ativa e diversidade, acessibilidade, disseminação de valores solidários, cooperativos e de justiça social, nas mais diversas mídias e nos social network.

A missão do Panorama Brasil-Portugal em Movimento é buscar estimular o aumento dos fluxos de cooperação; compartilhar experiências e conhecimentos; divulgar a imagem do Brasil e Portugal contemporâneo; favorecer trocas e diálogos culturais; colaborar no levantamento de temas e pesquisas; e desenvolver alianças, onde houver potencial para avançar agendas de trabalho comuns.

O presente evento cultural justifica-se tendo em vista os efeitos positivos da globalização, ao propiciar os laços de amizade e cooperação visando os estreitamentos das relações Brasil-Portugal. Com isso, sua realização ganha relevância na medida em que estimula o diálogo cultural abrindo espaço para o debate nacional e internacional no que diz respeito ao fortalecimento da diversidade cultural no mundo. 

Nessa edição volta-se o olhar para iniciativas de coletivos periféricos e o uso das tecnologias informacionais e comunicativas, desde sua perspectiva pedagógica que visa apropriar ou empoderar das tecnologias sociais, a fim de estimular a participação social e o processo de cidadania.

O surgimento da Tecnologia Social (TS), como foco promissor de novos estudos e busca de desenvolvimento dos empreendimentos sociais, pode provocar articulações inovadoras, com foco às contribuições sociais de uma configuração mais especializada e profissionalizada. O uso das TSs está baseada na disseminação de soluções para problemas voltados a demandas e carências concretas.

A apropriação das tecnologias sociais para geração de novos modelos de negócios com impacto social começam a surgir nas periferias cariocas como alternativas criativas de desenvolvimento, geração de emprego, renda e incentivo ao empreendedorismo, ultrapassando as fronteiras da sustentabilidade para tornarem-se estratégias socioeconômicas de combate à pobreza.

O evento pretende assinalar que o processo comunicativo – entendido essencialmente como construção de relações – pode suscitar o fortalecimento identitário e a consciência de cidadão no indivíduo, a partir do momento que fortalece sua autonomia simbólica e, como tal, sua condição de intervenção na sociedade. E tomando, então, como ponto de partida o conceito de empoderamento - enquanto mecanismo fomentador de cidadania -, o evento busca evidenciar as bases comunicativas de coletivos sociais como processo de mediação que funciona como vetor de educação e de transformação social. 

Mesa de Debates: Comunicação para a Mudança Social: uma via de democratização das vozes cidadãs.

Moderador: F. Rui Cádima (FCSH/NOVA)

A mesa de debates tem como proposta identificar como os empreendimentos sociais como da Agência de Notícias das Favelas (ANF), a partir do uso das tecnologias informação e comunicação e, que podem promover a inclusão social para construção e exercício da cidadania. A mesa contribuiu para abrir espaço para a interação, para o diálogo e para a construção de novos conhecimentos em direção às formas sustentáveis de produção dos meios de vida e emancipação social.

A partir das experiências compartilhadas busca-se nesse debate relacionar os conceitos de gestão do conhecimento e de tecnologia no contexto dos empreendimentos sociais nas periferias brasileiras, visando contribuir na tentativa de elaborar modelos mais abrangentes e potencialmente eficazes de práticas e estratégias renovadas de políticas públicas, voltadas ao fortalecimento do Estado Democrático de Direito, na efetivação de uma sociedade mais justa, igualitária, solidária e sustentável.

André Fernandes, coordenador geral e mentor da primeira Agência de Notícias das Favelas - primeira rede de jornalismo implantado nas favelas da cidade do Rio de Janeiro.

Rosana Martins, Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes/USP. Pós-doutoranda e pesquisadora do CIMJ – Centro de Investigação Media e Jornalismo, Universidade Nova de Lisboa, e Pesquisadora Associada ao Núcleo de Estudos Transdisciplinares de Comunicação e Consciência-NETCCON.ECO.UFRJ. Dr. Martins é membro The Transnational Lives, Gender and Mobility network (TLM & G) - Institute of Social Sciences - University of Lisbon / European Science Foundation. Autora o livro, Hip-Hop. O Estilo que ninguém segura. Esetec, 2005; e entre outas as organizações Admirável Mundo MTV Brasil, Saraiva, 2006; Espaço Público, Direitos Humanos & Multimedia: Novos Desafios, Multifoco, 2012, e Lusophone Hip-Hop “Who we are” and “Where we are”: identity, urban culture and belonging, UK: SKP, 2013  

Lançamento livro

Fernandes, André. Perseguindo um sonho:  a história da fundação da primeira agência de notícias de favelas do mundo. Rio de Janeiro: ANF, 2014. 

 

 

 

NOTÍCIAS

Programa Born from Knowledge
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) promove o programa Born from Knowledge, através do qual se associa ao Web Summit. O programa reúne um conjunto de iniciativas, entre...
Aquele outro Mundo que é o Mundo - Bolsa de criação jornalística
Estão abertas as candidaturas para a atribuição de uma bolsa de criação jornalística que visa promover condições para a realização de uma experiência de reportagem sobre temas relacionados com o Desenvolvimento. “Aquele...

CALLS

Extended Deadline - CFP - Special Track “Digital games in Assistive Environments” in TISHW 2016 - (27 junho 2016)
In recent years, there has been increasing interest in applying digital games to such contexts as healthcare, sports, occupational therapies and rehabilitation. Although much has been debated about its use in...
I Seminário de História da Comunicação - Universidade do Minho | 25 de outubro de 2016
Termina no dia 15 DE JUNHO o período de submissão de propostas ao I Seminário do GT de História da Comunicação da Sopcom, que o CECS organiza na Universidade do Minho....

EVENTOS

Apresentação do livro 'Gender in focus: (new) trends in media' 7 de junho, Braga
O livro 'Gender in focus: (new) trends in media', editado por Carla Cerqueira, Rosa Cabecinhas e Sara I. Magalhães, que explora as interrelações e negociações entre comunicação (mediática) e género, sobretudo...
PLUNC 2016
OPEN CALL - PLUNC 2016 - Festival de Novos Media e Artes Digitais. A segunda edição do PLUNC vai ser realizada de 29 de Setembro a 2 de Outubro, nas zonas...