• Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
O CIMJ passou a integrar, com o CECL, o Pólo CIC.Digital da FCSH, agora em fase de institucionalização.

Livro Crianças e Internet em Portugal

CRIANÇAS E INTERNET EM PORTUGAL

Em que locais acedem as crianças à internet, dentro e fora de casa? Que usos fazem da rede? Quando incorrem em riscos, como lidam com eles? E que influência têm os seus pais, professores, amigos e outras fontes de informação nos modos como usam a internet?

Este livro responde a estas questões, discutindo resultados nacionais do inquérito europeu do Projecto EU Kids Online, que escutou cerca de 25 mil crianças (9-16 anos) e um dos seus país, nas suas casas, em 25 países, entre os quais Portugal, em 2010. Às análises realizadas pela equipa portuguesa, juntam-se os comentários de especialistas e de entidades como a Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, o Instituto de Apoio à Criança, o Ministério da Educação ou a Polícia Judiciária.

A segurança das crianças na internet diz respeito às famílias, escolas, entidades governamentais, Polícia, indústrias do digital, monitores de espaços informais e muitas outras entidades - incluindo as próprias crianças e os seus direitos de cidadania. Saber lidar com os riscos da internet evitando que constituam situações danosas é condição necessária para que usufruam plenamente as oportunidades da rede, respeitando-se a si e aos outros.

Escrita numa linguagem acessível e tornando claros os conceitos usados no Projecto EU Kids Online, esta obra favorece um conhecimento sustentado sobre a realidade portuguesa de um fenómeno que faz parte dos modos contemporâneos de crescer: aceder aos meios digitais e saber tirar partido das suas potencialidades.

Preço especial de lançamento. Consultar Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

Conferência Internacional Indústrias

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL BUSINESS, RESEARCH & EMERGENT MARKETS IN AUDIOVISUAL INDUSTRY

25/26 -11 2011

No próximo dia 25 e 26 terá lugar na FCSH/UNL a Conferência Internacional sobre Business, Research & Emergent Markets in Audiovisual Industry, uma iniciativa do Cimj, em parceria com a Media XXI – Consultoria, Investigação e Edição. A data de inscrição e submissão para os call for papers da primeira chamada será até 30 de Setembro, e da segunda até 31 de Outubro.

Para mais informações, consulte o site da Conferência.

 

Daniel Meirinho


Nome

Daniel Meirinho de Souza

Contactos

Morada Institucional: CIMJ - Edifício ID, sala 3.20 
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Avenida de Berna, 26 1069-061 Lisboa, Portugal
Telefone: +351 213642013

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
Página web: http://lattes.cnpq.br/9921846039591174

Qualificações Académicas:

Doutorando em Ciências da Comunicação pela FCSH/UNL, mesma instituição onde concluiu o mestrado em Ciências da Comunicação - Comunicação e Artes (2009).
Licenciou-se em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (2005).
Possui um trajectória voltada para as temáticas sociais nas áreas de comunicação e desenvolvimento comunitário, juventude e cultura visual.

Domínios de Investigação:
Culturas juvenis, cultura visual, fotografia participativa, intervenção comunitária, antropologia visual e identidade

Projectos de Investigação no CIMJ:
Inclusão e Participação Digital: Comparação das trajectórias de uso dos media digitais por diferentes grupos sociais em Portugal e nos Estados Unidos da América (2009-2011).

Publicações

A manipulação fotográfica como processo de representação do real: A reconstrução da realidade.
Passages de Paris (APEB-Fr). , v.2009, p.193 - 203, 2009.

A Fotografia Enquanto Representação do Real: A identidade visual criadapelas imagens dos povos do Médio-Oriente publicadas na National Geographic
(OBS) Observatório – OBERCOM Research and Knowledge in Communication - ISSN: 1646-5954
http://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/363

Inclusão Digital e Fotografia: Apropriações e utilizações dos equipamentos de captação da imagem,
Revista Visualidades, 8 (2), Goiânia: Universidade Federal de Goiás. Pág. 269-289. ISSN: 1679-6748.
http://www.fav.ufg.br/culturavisual/index.php?sessao=publicacoes

Apropriações, usos e mudanças na função social da imagem fotográfica na era digital,
Revista Media & Jornalismo, 19, ISSN: 1645-5681, 2011.

Comunicações em encontros científicos

Photography and Digital Exclusion: appropriations and uses of image capture equipment
IAMCR  Conference (International Association for Media and Communication Research)
Cities, Creativity, Connectivity
Kadir Has University’s Faculty of Communication
Istambul, Julho de 2011

Comunicação: Photography while representation of the real: a visual identity created by images of the Middle East people published in the National Geographic
IAMCR  Conference (International Association for Media and Communication Research)
Cities, Creativity, Connectivity
Kadir Has University’s Faculty of Communication
Istambul, Julho de 2011.


 

Abertura de Concursos

Abertura de Concursos

O CIMJ relembra a abertura de Concursos de Projectos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico em todos os Domínios Científicos — 2010. Para mais informações consulte o site da FCT aqui.

 

Provas de Agregação da Prof.ª Isabel Ferin

Provas de Agregação de Isabel Ferin

O CIMJ expressa as mais vivas congratulações e reconhecimento a Isabel Ferin da Cunha, pela excelência académica com que decorreram as suas provas de agregação, no passado dia 9 e 10 de Janeiro, na Universidade de Coimbra. O título da lição foi “Etapas da investigação empírica em estudos sobre os Media e o Jornalismo: Cobertura jornalística da corrupção política".


Fotos: cortesia de Isabel Ferin /
Sala dos Capelos da Universidade de Coimbra 9/10-1-2012

 

III SEMINÁRIO INTERNACIONAL LUSO-BRASILEIRO

III SEMINÁRIO INTERNACIONAL LUSO-BRASILEIRO

10/11-11-2011
Sala multiusos 3 (4º andar do ed. ID)FCSH/UN -9h00

O Panorama Brasil-Portugal em Movimento foi uma manifestação acadêmica, que teve início no ano de 2009 em Lisboa- Portugal por um grupo de investigadores ligados as áreas da humanidades interessados na reflexão da sociedade contemporânea, suas inquietações e conflitos no estabelecimento da cidadania e desenvolvimento das novas tecnologias
O III - Seminário Internacional luso-brasileiro 2011 vem dar continuidade a essa experiência de encontro interdisciplinar de investigadores em estudos sobre os media.

Consulte o programa do seminário aqui.

A organização desse seminário está a cargo do Centro de Investigação Media e Jornalismo, CIMJ (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa), em parceria com Centre for Interdisciplinary Studies in the Humanities (CISH), University of Essex; King´s Brazil Institute, King´s College London; COLABOR e Centro de Estudos Cibernética Pedagógica - Laboratório de Linguagens Digitais –ambos da Universidade de São Paulo/Escola de Comunicações e Artes - São Paulo/Brasil.

São principais objetivos deste Seminário:

  • Conhecer e refletir sobre a importância das tecnologias de informação e comunicação, além de proporcionar novos direcionamentos para utilização dos media na educação e também na utilização destes pela sociedade civil visando o exercício de uma cidadania participativa, critica e interveniente
  • Debater questões teórico-metodológicas atuais, construir redes interdisciplinares e internacionais
  • Congregar e apoiar a comunidade científica luso-brasileira, professores, profissionais dos media, investigadores e agentes dos mais diversos âmbitos interessados na pesquisa dos media, procurando o incremento e melhora de suas atividades
  • Promover e defender o estabelecimento e desenvolvimento das condições necessárias para a pesquisa, dos pesquisadores luso-brasileiros que atuam na área dos media


Contacto para mais informações:
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Comissão Científica

Professor Doutor Francisco Rui Cádima. Professor Associado com Agregação do DCC-FCSH. Coordenador do Mestrado de Novos Media e Práticas Web e também Coordenador do Curso de Licenciatura e membro da Comissão Executiva do DCC-FCSH. Investigador do CIMJ – Centro de Investigação Media e Jornalismo. Autor de várias obras sobre audiovisual, media e novos media.

Professor Doutor David Treece. Prof. Department of Spanish, Portuguese & Latin American Studies - King’s College London.Autor dos livros “The Gathering of Voices: The Twentieth-Century Poetry of Latin America”, com Mike Gonzalez (Editora Verso Books); “Babel Guides – Brazilian Fiction”, com Ray Keenoy (Editora Boulevard); “Babel Guides – Portugal, Brazil, Africa Fiction” (Editora Boulevard).


Professora Doutora Rosana Martins. Cientista Social pela Universidade de São Paulo- USP. Mestre e Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes/USP. Pós-doutoranda e pesquisadora do CIMJ – Centro de Investigação Media e Jornalismo, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, e pesquisadora do Centro de Estudos Cibernética Pedagógica - Laboratório de Linguagens Digitais -Universidade de São Paulo/Escola de Comunicações e Artes - São Paulo/Brasil. Postdoctoral Fellow Centre for Interdisciplinaru Studies in the Humanities (CISH), University of Essex.


Professor Doutor Artur Matuck, professor na Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo desde 1984, tem atuado no Brasil e no exterior como pesquisador, escritor, artista, apresentando cursos, conferências e oficinas em História da Arte, Televisão Interativa, Telecomunicações e Artes, Criação Textual Computacional e Direitos Autorais na Era Digital.


Comissão Organizadora
Professora Doutora Rosana Martins. Cientista Social pela Universidade de São Paulo- USP. Mestre e Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes/USP. Pós-doutoranda e pesquisadora do CIMJ – Centro de Investigação Media e Jornalismo, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, e pesquisadora do Centro de Estudos Cibernética Pedagógica - Laboratório de Linguagens Digitais -Universidade de São Paulo/Escola de Comunicações e Artes - São Paulo/Brasil. Fellow for the Centre for Interdisciplinary Studies in the Humanities (CISH), University of Essex. Research Fellow Institute of Latin American Studies (RILAS), University of Liverpool, Visiting Researcher at King's Brazil Institute, King's College London, UK

 

 

Revista Media & Jornalismo nº17 - Media, Jornalismo e Democracia

Lançamento da Revista Media & Jornalismo: dia 8 Novembro no âmbito do III Seminário Internacional

A concorrência para influenciar a percepção pública dos acontecimentos e problemáticas políticas nunca foi tão grande. A profissionalização da actividade comunicacional na política é uma crescente realidade que afecta não só os partidos políticos, mas também os grupos de pressão não governamentais, em suma, todos os actores sociais.

O espaço noticioso é cada vez maior e mais diversificado. As divisões entre o “político” e o “não-político” dissolvem-se. E, num mundo cada vez mais globalizado, os sistemas mediáticos convergem, como se percebe no estudo comparativo de dezoito democracias de Hallin e Mancini, agora traduzido para o português numa edição publicada pela Editora Livros Horizonte.

A crescente “mediatização” da política aponta para uma presença imponente de uma lógica mediática que esmaga a lógica política.

Estes são os temas para a primeira parte da edição especial da  Revista  Media & Jornalismo que  inclui os textos das intervenções centrais do III Seminário Internacional. Na 2º parte dá-se conta das comunicações que foram apresentadas e debatidas no Colóquio Internacional que teve lugar em Dezembro último na Universidade Fernando Pessoa - Porto

Editorial

Artigos Congresso Media Jornalismo e Democracia

Artigo1 Media Abudance and Democracy
Thomas E. Patterson

Artigo 2 Political Communicatio n in a Globalized World - Challenges for Contemporary Media Systems Analysis1
Barbara Pfetsch

Artigo 3 New Media, Journalism and Democracy: Figments of a Neo-Liberal Imagination?
Natalie Fenton

Artigo 4 "Comparing Media Systems": A Response to Critics
Daniel C. Hallin

Artigo 5 Democratic Value of Entertainment: A Reappraisal
James Curran

Artigo 6 Considerações Preliminares Sobre o Quadro Enunciati vo do Discurso Mediático
Adriano Duarte Rodrigues

Artigo 7 Televisão, Cidadania e «História Única». Uma Análise da Bibliografia Portuguesa Sobre o Jornalismo Televisivo em Portugal
Francisco Rui Cádima

Artigo 8 Moving Beyond the Hype Cycle? The Role and Influence of The Internet in Election Campaigning
Stephen Ward

Leituras

Artigo 9 Para o Esta do da Arte da Investigação Sobre os Jornalistas Portugueses - Quatro Livros Sobre os Profissionais do Jornalismo
José Luís Garcia

Artigos Congresso Jornalismo e Política

Artigo 10 Governos e Media: O Triunfo da Mediatização Política e a Autonomia do Jornalismo
João Carlos Correia

Artigo 11 Retratos Juvenis em Campanhas Eleitorais: Europeias e Legislativas
Maria José Brites

Artigo 12 Televisão e Cobertura das Legislativas de 2009: Das Estratégias às Crises
Isabel Ferin Cunha

Artigo 13 Política, Net e Cultura Participativa
Francisco Rui Cádima

Artigo 14 O Humor na Campanha Eleitoral: Legislativas 2009 em Portugal
Ana Cabrera

Artigo 15 Dez Passos Para um Argumento: À Volta da «Pseudo-Notícia» e da «Pseudo-Realidade»
João Teixeira Lopes

Artigo 16 Fontes Sofisticadas de Informação – Análise do Produto Jornalístico Político da Imprensa Nacional Diária de 1995 a 2005
Vasco Ribeiro

Recensões

1 Matthew Hindman (2009). The Myth of Digital Democracy, New Jersey: Princeton University Press
Francisco Rui Cádima

2 Schudson, Michael (2008). Why Democracies Need An Unlovable Press. Cambridge, United Kingdom: Polity Press.
Nelson Traquina

3 Gans, Herbert J. (2003). Democracy and the News. New York, New York: Oxford University Press.
Nelson Traquina

4 Fenton, Natalie (2010) (Org.). New Media, Old News: Journalism & Democracy in the Digital Age. Los Angeles e London: Sage.
Nelson Traquina

Resumos

 

 

III Seminário Internacional Media, Jornalismo e Democracia

III Seminário Internacional Media, Jornalismo e Democracia

III Seminário Internacional organizado pelo Centro de Investigação Media e Jornalismo

Relações entre Media, Política e Democracia em debate. 
Quais as influências dos novos media na forma de fazer política, hoje? Onde pára a notícia e começa o entretenimento? Que papel têm os meios de comunicação social na construção e preservação da democracia? Estas são algumas das questões que o III Seminário Internacional Media, Jornalismo e Democracia analisa nos dias 8 e 9 de Novembro, em Lisboa.

Organizado pelo Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ), o Seminário Internacional Media, Jornalismo e Democracia entra em Novembro na terceira edição e traz a Portugal alguns dos mais conhecidos investigadores na área dos estudos dos media e do jornalismo. Reúnem-se a 8 e 9 de Novembro na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa (UNL).

Mais informações consulte o site aqui.

 


Pág. 12 de 13

NOTÍCIAS

Programa Born from Knowledge
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) promove o programa Born from Knowledge, através do qual se associa ao Web Summit. O programa reúne um conjunto de iniciativas, entre...
Aquele outro Mundo que é o Mundo - Bolsa de criação jornalística
Estão abertas as candidaturas para a atribuição de uma bolsa de criação jornalística que visa promover condições para a realização de uma experiência de reportagem sobre temas relacionados com o Desenvolvimento. “Aquele...

CALLS

Extended Deadline - CFP - Special Track “Digital games in Assistive Environments” in TISHW 2016 - (27 junho 2016)
In recent years, there has been increasing interest in applying digital games to such contexts as healthcare, sports, occupational therapies and rehabilitation. Although much has been debated about its use in...
I Seminário de História da Comunicação - Universidade do Minho | 25 de outubro de 2016
Termina no dia 15 DE JUNHO o período de submissão de propostas ao I Seminário do GT de História da Comunicação da Sopcom, que o CECS organiza na Universidade do Minho....

EVENTOS

Apresentação do livro 'Gender in focus: (new) trends in media' 7 de junho, Braga
O livro 'Gender in focus: (new) trends in media', editado por Carla Cerqueira, Rosa Cabecinhas e Sara I. Magalhães, que explora as interrelações e negociações entre comunicação (mediática) e género, sobretudo...
PLUNC 2016
OPEN CALL - PLUNC 2016 - Festival de Novos Media e Artes Digitais. A segunda edição do PLUNC vai ser realizada de 29 de Setembro a 2 de Outubro, nas zonas...