• Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
O CIMJ passou a integrar, com o CECL, o Pólo CIC.Digital da FCSH, agora em fase de institucionalização.
 

ebook das Atas do Congresso Internacional sobre Censura ao Cinema e ao Teatro

Já está disponível online o ebook das atas do Congresso Internacional sobre Censura ao Cinema e ao Teatro CIMJ FCSH UNL (CIMJ/FCSH, 13-15 nov. 2013), organizado por Patrícia Contreras e Cláudia Henriques, sob coordenação de Ana Cabrera e Cristina Costa.
Foram 6 mesas plenárias, 11 sessões paralelas, 1 mesa redonda, e mais de 40 conferencistas internacionais. Três dias de trabalho e reflexão intensos de que resulta agora a publicação destas 16 comunicações, que vão do Cinema ao Teatro, dos Media à Internet, passando pelas questões de Género e por outros viés que enquadram o dossier vasto da Censura.
 Podem consultar nas seguintes versões
 

2º Congresso Nacional ‘Literacia, Media e Cidadania | 10 -11 maio 2013

(entrega de resumos de comunicações progorrado até 15 de fevereiro)

Realiza-se nos dias 10 e 11 de maio de 2013 no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa o 2º Congresso Literacia, Media e Cidadania. Tal como na primeira edição, ocorrida em março de 2011 na Universidade do Minho, em Braga, a iniciativa é dirigida a professores, investigadores, profissionais dos media, bibliotecários, animadores socioculturais e responsáveis políticos e empresariais. A organização é do Grupo Informal de Literacia para os Media (GILM), constituído pela Comissão Nacional da UNESCO, Conselho Nacional de Educação, Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Gabinete para os Meios de Comunicação Social e Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho

Mais informações: http://www.cecs.uminho.pt/35_lmc_2013.htm

 

Business Models and Policies for Media and Creative Industries | 2-6 may FCSH-UNL

Business Models and Policies for Media and Creative Industries; The State of Media Industry and, the Internet Strategies; Public Policies, Pluralism, Subsidies and Regulation in Media and Creative Industries; Media Audiences, Audience Research, and Advertising Trends; New Approaches to Media Management Teaching; New Issues in Media, Economics, and Finance; New Business Models and Management Strategies for Media and Creative Industries; Regional Media Convergences: Europe, EUA, Latin America and Asia; Co-creation and crowd sourcing in audiovisual industries.

Special Session: Media and Creative Industries Research in Ibero – American Regions. more

Continuar...
 

ebook RadioActive101 Practices

Já está disponível o ebook RadioActive101Practices (versão PDF e versão EPUB). A obra reúne algumas das práticas dos investigadores e participantes RadioActivos ao longo destes dois últimos anos. O projeto RadioActivde procura desenvolver e implementar uma plataforma na internet para uma rádio pan-europeia, incorporando a ferramenta de Web 2.0, ligada a pedagogias inovadoras a desenvolver junto de comunidades juvenis, com o objetivo de abordar assuntos de inclusão e cidadania ativa de uma forma original e estimulante. Pretende-se contribuir para o empoderamento de jovens em situação de exclusão ou em risco de exclusão ao nível da educação e da empregabilidade, sendo o custo, extensibilidade e sustentabilidade do RadioActive elementos-chave para promover o sucesso do projeto. A equipa portuguesa é constituida por Maria José Brites (CIMJ/UNL, ULP), Ana Jorge (CIMJ/UNL), António Granado (CIMJ/UNL), Daniel Catalão (ULP), Sílvio Correia dos Santos (UC, CIMJ) e Catarina Navio.

 

Concurso Investigador FCT 2014 – candidaturas até 16 de Junho

O Programa Investigador FCT tem como objectivo apoiar o recrutamento de investigadores pelos centros de investigação. Para mais informações, consulte o site:

http://www.fct.pt/apoios/contratacaodoutorados/investigador-fct/2014/index.phtml.pt

 

EuroDIG 2013 | 6-7 junho 2013 Lisboa

No âmbito da sua atuação, o GMCS vem prestando especial atenção aos desafios que os media enfrentam neste contexto de forte convergência do setor com as redes de comunicações eletrónicas.

Neste quadro, decidimos enfrentar o desafio colaborando na organização do EuroDIG 2013, em associação com o Portugal Chapterda Internet Society (ISOC Portugal), a Fundação para a Ciência e a Tecnologia e com o apoio institucional do Centro Norte Sul – Conselho da Europa.

O EuroDIG (Fórum Europeu de Governação da Internet) consiste numa rede, informal e inclusiva, de partilha de ideias sobre assuntos emergentes no espaço da Internet. O foco do evento recai na discussão dos desafios relativos ao estabelecimento de regras e de políticas públicas com vista à governação do ciberespaço na Europa. Criado em 2008, o fórum reúne anualmente, de forma aberta e igual, várias partes interessadas (governos, organizações internacionais, comunidades técnica e académica, setor privado e sociedade civil) dos 47 estados membros do Conselho da Europa, tendo como parceiros institucionais a Comissão Europeia, o Conselho da Europa e a European Broadcasting Union (EBU).

Face ao que antecede, no âmbito da preparação do EURODIG 2013, que terá lugar em Lisboa nos dias 6 e 7 de junho, gostaríamos de contar com o contributo de V. Exa. para definição dos temas que devem ser tratados neste fórum.

Esperando que possa corresponder ao desafio de colaboração acima descrita, dando o seu contributo para a definição do programa deste importante evento europeu, gostaríamos que submetesse as suas ideias por escrito, até ao final do corrente mês de dezembro, no formulário disponível seguinte endereço: http://www.eurodig.org/important/call-for-issues-and-proposals

Aproveitamos ainda para dar nota que, no próximo dia 29 de janeiro, decorrerá em Lisboa, no Hotel Altis, um encontro informal onde serão discutidas as propostas submetidas na referida plataforma. Seria pois fundamental poder contar com a presença de V. Exa, caso tal mereça o vosso interesse. A referida participação deverá ser antecedida de inscrição dirigida para  Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar até ao dia 20 de janeiro.

Pode encontrar mais informação sobre o fórum em www.eurodig.org/

Fonte: GMCS

 

Criado primeiro grupo de investigadores portugueses de estudos de rádio

Foi criada no passado dia 15 de fevereiro uma rede de Estudos de Rádio. A iniciativa é de um núcleo de investigadores que têm desenvolvido trabalho científico sobre o meio radiofónico. Este grupo quer afirmar a área e resgatar a rádio do lugar menor que tem ocupado nas ciências da comunicação.

Com o objetivo de promover o desenvolvimento dos estudos de rádio em Portugal, um grupo de investigadores de vários centros de pesquisa em comunicação (de Braga, Coimbra e Lisboa), criou no dia 15 de fevereiro uma rede de Estudos de Rádio. Reunidos na Universidade Nova de Lisboa, simbolicamente na semana em que se assinalou o Dia Mundial da Rádio, os fundadores deste grupo (que integra vários investigadores do CIMJ) pretendem dinamizar os estudos sobre meios sonoros e os novos modelos de produção radiofónica.

A reunião teve o intuito de mobilizar os investigadores que têm desenvolvido algum trabalho científico nesta área para a criação de uma rede nacional que possa constituir-se como interlocutora de outros grupos similares de âmbito internacional. O programa de ações a médio prazo incluirá a organização regular de eventos científicos, a publicação de uma série de livros e o desenvolvimento de projetos de investigação que fomentem a cooperação entre grupos nacionais e internacionais. Ver (+)

Continuar...
 


Pág. 9 de 13

NOTÍCIAS

Programa Born from Knowledge
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) promove o programa Born from Knowledge, através do qual se associa ao Web Summit. O programa reúne um conjunto de iniciativas, entre...
Aquele outro Mundo que é o Mundo - Bolsa de criação jornalística
Estão abertas as candidaturas para a atribuição de uma bolsa de criação jornalística que visa promover condições para a realização de uma experiência de reportagem sobre temas relacionados com o Desenvolvimento. “Aquele...

CALLS

Extended Deadline - CFP - Special Track “Digital games in Assistive Environments” in TISHW 2016 - (27 junho 2016)
In recent years, there has been increasing interest in applying digital games to such contexts as healthcare, sports, occupational therapies and rehabilitation. Although much has been debated about its use in...
I Seminário de História da Comunicação - Universidade do Minho | 25 de outubro de 2016
Termina no dia 15 DE JUNHO o período de submissão de propostas ao I Seminário do GT de História da Comunicação da Sopcom, que o CECS organiza na Universidade do Minho....

EVENTOS

Apresentação do livro 'Gender in focus: (new) trends in media' 7 de junho, Braga
O livro 'Gender in focus: (new) trends in media', editado por Carla Cerqueira, Rosa Cabecinhas e Sara I. Magalhães, que explora as interrelações e negociações entre comunicação (mediática) e género, sobretudo...
PLUNC 2016
OPEN CALL - PLUNC 2016 - Festival de Novos Media e Artes Digitais. A segunda edição do PLUNC vai ser realizada de 29 de Setembro a 2 de Outubro, nas zonas...