• Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
O CIMJ passou a integrar, com o CECL, o Pólo CIC.Digital da FCSH, agora em fase de institucionalização.

CIMJ marca presença na Ibercom 2015

Vários investigadores do CIMJ estiveram presentes no XIV Congresso Ibero-Americano de comunicação – IBERCOM 2015 que se realizou USP - Universidade de São Paulo entre 29 de março a 2 de abril de 2015.

Isabel Ferin Cunha, Cristina Castilho Costa integraram a Comissão Científica do congresso e coordenaram várias mesas temáticas e houve comunicações de diversos membros do CIMJ.

No âmbito do projecto "A Corrupção Política nos Media”, na sessão temática Comunicação e Construção da Democracia, Isabel Ferin Cunha e Patrícia Contreiras apresentaram a comunicação “A construção da corrupção política na televisão portuguesa: os casos Freeport e Face Oculta” e Ana Cabrera “A corrupção política na imprensa portuguesa: Face Oculta e Freeport”. Dentro do mesmo projecto e na sessão temática dedicada à Comunicação e Construção da Democracia, Mafalda Lobo apresentou o artigo  “O escândalo mediático da corrupção: a mediatização e espectacularização do caso BPN nas redes sociais” e Bruno Paixão “A Intensidade Mediática Do Escândalo Político No Período Democrático Português”. 

Continuar...
 

Concurso para uma (1) Bolsa de Investigação (BI) Mestre

Encontra-se aberto, no período de 01 a 27 de Fevereiro 2015, concurso para a atribuição de uma (1) Bolsa de investigação (BI) no âmbito do projeto RadioActive, Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ), financiado pelo Prémio Inclusão e Literacia Digital, da Rede TIC e Sociedade refª: Refª: PI 69 DSI. 2014. O anúncio pode ser consultado aqui.

Continuar...
 

RadioActive101 foi noticia no dia da Rádio

O projeto RadioActive101 foi notícia na RTP e nas rádios Antena 1 e TSF no Dia da Rádio. Aceda aqui para ouvir todas as reportagens.

  

 

Jovens e culturas cívicas: Por entre formas de consumo noticioso (Maria José Brites)

Lançado em Janeiro, o livro Jovens e culturas cívicas: Por entre formas de consumo noticioso, de Maria José Brites, procura compreender as dinâmicas que os jovens, muito em particular os portugueses, evidenciam em relação à participação e ao jornalismo – tentando escapar às visões reducionistas que meramente apontam para um afastamento – e perceber os contextos de ação, os seus moldes e os seus propósitos. Estas matérias foram alvo de reflexão através de um estudo de caso longitudinal (2010-2012), realizado com 35 jovens com formas de participação diferenciadas, na intensidade e na diversidade, e com distintas proveniências sociais, culturais e económicas. O corpus permitiu melhor apreender e compreender contextos específicos e chegar a perfis quanto ao consumo de notícias (inclusive de política) e quanto à participação. As tipologias apontam para uma realidade complexa, em que são marcantes os fatores familiares, os contextos sociais mais vastos e a vontade individual.

Continuar...
 

RadioActive101 recebe Prémio em cerimónia em Lisboa

Maria José Brites recebeu ontem, das mãos da Secretária de Estado de Educação e Ciência, Leonor Parreira, o Prémio Inclusão e Literacia Digital, da Rede TIC e Sociedade, que distinguiu o projeto RadioActive em Portugal.

A cerimónia de entrega destes Prémios, que decorreu no Teatro Thalia, em Lisboa, juntou os 17 vencedores e serviu ainda para assinar protocolos com entidades que passaram a integrar a Rede, que funciona sob a Fundação para a Ciência e a Tecnologia e conta já com cerca de 400 entidades.
Com este prémio, o CIMJ vai, com o apoio do Escolhas, ampliar o RadioActive a novos centros, em 2015.

(da esquerda para a direita) Sílvio Correia Santos e Maria José Brites, investigadores do RadioActive101, e Estrela Serrano, presidente da direcção do CIMJ

Fonte: http://pt.radioactive101.eu

 

Debate 'Jornalismo: Estado de crise e desafios para o futuro'

O Le Monde diplomatique e o Centro de Investigação Media e Jornalismo -  CIMJ promoveram um debate sobre  'Jornalismo: Estado de crise e desafios para o futuro' no passado dia 19 de fevereiro, no auditório 1 da FCSH-UNL.
Neles participaram Carla Batista e Fernando Correia (investigadores do CIMJ), Sofia Branco (presidente do Sindicato dos Jornalistas) entre outros jornalistas e investigadores.
 

 

 

RadioActive premiado pela FCT

O projeto RadioActive acaba de ser distinguido com o Prémio Inclusão e Literacia Digital, pelos seus bons resultados em Portugal. Esta distinção, atribuída pela FCT através da Rede TIC e Sociedade, é destinada à expansão do programa durante o ano de 2015.
RadioActive é um projeto que teve financiamento pela Comissão Europeia entre 2012 e 2014 no âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, estando implementado no Reino Unido, na Alemanha, em Portugal, em Malta e na Roménia. Trata-se de um projeto desenvolvido no âmbito da educação não formal, com o objetivo de promover a aprendizagem, a participação, a inclusão e a empregabilidade em contextos mais vulneráveis. 

Continuar...
 

Dois Investigadores do CIMJ lançam obra sobre Redes Sociais para Cientistas

A obra "Redes Sociais para Cientistas" de Ana Sanchez, António Granado e Joana Lobo Antunes, surge na sequência do curso com o mesmo nome que os autores desenvolveram para a NOVA Escola Doutoral da Universidade Nova de Lisboa. Conscientes da evolução das redes sociais, os autores consideram que este manual é importante no envolvimento da comunidade na Web.2. 

Disponível online aqui.

 

 


Pág. 8 de 13

NOTÍCIAS

Programa Born from Knowledge
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) promove o programa Born from Knowledge, através do qual se associa ao Web Summit. O programa reúne um conjunto de iniciativas, entre...
Aquele outro Mundo que é o Mundo - Bolsa de criação jornalística
Estão abertas as candidaturas para a atribuição de uma bolsa de criação jornalística que visa promover condições para a realização de uma experiência de reportagem sobre temas relacionados com o Desenvolvimento. “Aquele...

CALLS

Extended Deadline - CFP - Special Track “Digital games in Assistive Environments” in TISHW 2016 - (27 junho 2016)
In recent years, there has been increasing interest in applying digital games to such contexts as healthcare, sports, occupational therapies and rehabilitation. Although much has been debated about its use in...
I Seminário de História da Comunicação - Universidade do Minho | 25 de outubro de 2016
Termina no dia 15 DE JUNHO o período de submissão de propostas ao I Seminário do GT de História da Comunicação da Sopcom, que o CECS organiza na Universidade do Minho....

EVENTOS

Apresentação do livro 'Gender in focus: (new) trends in media' 7 de junho, Braga
O livro 'Gender in focus: (new) trends in media', editado por Carla Cerqueira, Rosa Cabecinhas e Sara I. Magalhães, que explora as interrelações e negociações entre comunicação (mediática) e género, sobretudo...
PLUNC 2016
OPEN CALL - PLUNC 2016 - Festival de Novos Media e Artes Digitais. A segunda edição do PLUNC vai ser realizada de 29 de Setembro a 2 de Outubro, nas zonas...