• Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
O CIMJ passou a integrar, com o CECL, o Pólo CIC.Digital da FCSH, agora em fase de institucionalização.

Investigadores do CIMJ no INTERCOM 2015

Vários investigadores do CIMJ estiveram presentes no Intercom 2015, que decorreu no início de Setembro na UFRJ -Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Francisco Rui Cádima apresentou uma comunicação subordinada ao tema “Da Aldeia Global à Cidade Biométrica”, no XXXVIII Congresso Intercom/CECOM, Mesa 2 - Metrópoles ou Pós-metrópoles: diálogos insurgentes, que teve lugar na Casa da Ciência da UFRJ, no dia 5 de setembro de 2015. A mediação foi de Iluska Coutinho (UFJF), tendo participado nesta sessão também Eduardo Neiva Jr (University of Alabama at Birmingham) e Carlos Vainer (UFRJ). 
Paulo Faustino participou no Encontro de Redes de Pesquisa em Comunicação no Auditório da CPM – Campus da Praia Vermelha - UFRJ, mesa que teve a coordenação de Iluska Coutinho (UFJF) e a mediação de Cicilia Peruzzo (UMESP).

Continuar...
 

Apresentação do estudo prospectivo (2015-2020) Modelos de Negócio e comunicação social

No dia 17 de setembro, a ERC e o CIES-IUL apresentam publicamente no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto, o Estudo MODELOS DE NEGÓCIO E COMUNICAÇÃO SOCIAL- “Telcos”, Legacy Media, Novos Media e Start-ups jornalísticas em navegação digital.

A entrada é gratuita, sujeita apenas a inscrição prévia. 

Consulte o programa aqui.

 

Maria José Brites, Ana Jorge e Sílvio Correia Santos editam livro que resulta do projeto RadioActive

O livro Metodologias Participativas. Os media e a educação (2015, Livros Labcom), organizado por Maria José Brites, Ana Jorge e Sílvio Correia Santos, representa o corolário de mais de dois anos de trabalho no projeto RadioActive. Trata-se de uma coletânea de textos com experiências e reflexões, académicas e não académicas, no âmbito da união entre rádio e internet no estímulo a novos horizontes de cidadania e de aprendizagem fora da escola. A obra procura assim promover uma reflexão sobre a importância de desenvolver projetos educativos em torno dos media com uma componente de participação dos envolvidos.
Faça o download gratuito do livro aqui.

 

 

Rui Cádima coordena estudo MPM2015 em Portugal

Francisco Rui Cádima, docente do Departamento de Ciências da Comunicação (DCC) e investigador do Pólo CIC.Digital da FCSH/NOVA (que agrega os investigadores do CIMJ e do CECL), coordena o estudo em Portugal do MPM2015 – Media Pluralism Monitor – Monitoring Risks for Media Pluralism in EU Member States. O coordenador europeu do projeto é Pier Luigi Parcu, docente do Centre for Media Pluralism and Media Freedom (CMPF), um centro de investigação do European University Institute (Florença). Integram ainda a equipa portuguesa Marisa Torres da Silva e Luís Oliveira Martins, ambos docentes do DCC e também investigadores do Pólo CIC.Digital da FCSH/NOVA. O projeto integra também, em todos os Estados-membros, painéis de especialistas com funções consultivas. Está ainda prevista a realização de um seminário para apresentação e discussão dos primeiros resultados em todos os Estados-membros.

Continuar...
 

Revista Media & Jornalismo 26 - Corrupção Política, Media e Democracia

Já está disponível o número 26 da revista Media & Jornalismo que tem como tema "A Corrupção Política, os Media e Democracia" e se enquadra no projecto de investigação - "Corrupção política nos media: uma perspetiva comparada: Portugal, Brasil e Moçambique" - financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Continuar...
 

Novo livro de Rui Miguel Gomes

O Investigador do CIMJ Rui Miguel Gomes lançou em agosto o seu mais recente livro, O Fim da Reportagem. O jornalismo à distancia de um clique (ed. Alêtheia). A obra, que resulta da sua tese de doutoramento, orientada pelo Prof. Nelson Traquina e defendida em 2012 na FCSH-UNL procura compreender o papel da internet na queda do género reportagem, bem como refletir sobre o futuro do jornalismo. Mais informações aqui..

 

Investigadores da FCSH/NOVA (CECL/CIMJ) no SDC 2015

Decorreu nos passados dias 25 e 26 de Junho, o Summer Doctoral Consortium - SDC 2015, em contexto alargado CIC.Digital, que teve a participação de vários investigadores, tendo estado presentes, do pólo FCSH/NOVA, Maria Augusta Babo, Graça Simões, Cláudia Pernencar, Rui Cádima e Paulo Faustino.

Continuar...
 

"Contar o Mundo no Século XVII - o discurso dos dois primeiros jornais portugueses: a Gazeta 'da Restauração' (1641-1647) e o Mercúrio Português (1663-1667)"

Os investigadores do CIMJ , Jorge Pedro Sousa e Patrícia Teixeira, acabaram de editar um livro que tem por objetivo central descrever comparativamente o discurso dos primeiros periódicos portugueses em função de um enquadramento contextual que triangula a história, o comparativismo e o jornalismo. É uma edição em língua portuguesa e inglesa com a chancela da Editora Media XXI.

Continuar...
 


Pág. 5 de 13

NOTÍCIAS

Programa Born from Knowledge
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) promove o programa Born from Knowledge, através do qual se associa ao Web Summit. O programa reúne um conjunto de iniciativas, entre...
Aquele outro Mundo que é o Mundo - Bolsa de criação jornalística
Estão abertas as candidaturas para a atribuição de uma bolsa de criação jornalística que visa promover condições para a realização de uma experiência de reportagem sobre temas relacionados com o Desenvolvimento. “Aquele...

CALLS

Extended Deadline - CFP - Special Track “Digital games in Assistive Environments” in TISHW 2016 - (27 junho 2016)
In recent years, there has been increasing interest in applying digital games to such contexts as healthcare, sports, occupational therapies and rehabilitation. Although much has been debated about its use in...
I Seminário de História da Comunicação - Universidade do Minho | 25 de outubro de 2016
Termina no dia 15 DE JUNHO o período de submissão de propostas ao I Seminário do GT de História da Comunicação da Sopcom, que o CECS organiza na Universidade do Minho....

EVENTOS

Apresentação do livro 'Gender in focus: (new) trends in media' 7 de junho, Braga
O livro 'Gender in focus: (new) trends in media', editado por Carla Cerqueira, Rosa Cabecinhas e Sara I. Magalhães, que explora as interrelações e negociações entre comunicação (mediática) e género, sobretudo...
PLUNC 2016
OPEN CALL - PLUNC 2016 - Festival de Novos Media e Artes Digitais. A segunda edição do PLUNC vai ser realizada de 29 de Setembro a 2 de Outubro, nas zonas...